Tuesday 11 December 2012

Dieta do pH - equilibra alimentos ácidos e básicos


Dieta promissora, que ensina a equilibrar alimentos ácidos e básicos, fortalece o organismo contra doenças e ainda faz emagrecer até 4 kg em 15 dias

Destaque da Matéria
Além de emagrecer ela equilibra a saúde
Foto: Getty Images
O.k. o nome do método está longe de soar apetitoso: Dieta do pH. Mas os resultados prometidos dão água na boca: em apenas duas semanas, até 4 kg menos! Isso sem falar que o organismo tem um belo ganho de energia e se torna mais resistente e saudável. Gostou da idéia? Então, atenção aos detalhes do programa.

Tudo se baseia no nível de acidez dos alimentos, medido por um índice chamado pH. Para compreender como atua no organismo, é preciso entender primeiro o que significa. Sigla para potencial hidrogeniônico, ele classifica as substâncias numa escala de 0 a 14. Elas podem ser ácidas, neutras ou básicas.

Até 7 – Ácida
7 – Neutra (água)
Acima de 7 – Básica 

Nível de acidez dos alimentos

O nível de acidez dos alimentos não tem relação alguma com o sabor deles, mas com o efeito que produzem em seu corpo depois de digeridos. "Não temos como classificar as comidas por suas características. O pH gerado se relaciona aos componentes presentes nelas", alerta a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro.

O abacaxi, por exemplo. Apesar do gostinho ácido, produz resíduos básicos. E isso é ótimo. "Para trabalhar bem, a célula precisa receber do sangue nutrientes e oxigênio e liberar para ele os resíduos. Porém, essa ‘troca’ só acontece quando o organismo está levemente básico", explica Carolina Paiva de Freitas, nutricionista do Santorini Spa, de São Paulo.

Quanto mais básico, melhor!

Infelizmente, as pessoas consomem cada vez mais comidas ácidas. Mal sabem que aumentam a retenção de líquidos e a resistência do próprio corpo em perder peso. "Ao mudar seu pH para básico, você favorece a eliminação de toxinas, uma das principais causas do excesso de peso, e ainda previne doenças", explica a nutricionista Patrícia.

A atriz Cleo Pires sabe o quanto isso é verdade. Após o susto ao contrair meningite (em dezembro de 2005), ela adotou dieta que segue o mesmo princípio do pH para tornar seu organismo mais resistente a doenças e, de quebra, afinar. Em um mês, abasteceu-se de energia e enxugou 2,5 kg. "Foi a primeira vez que uma dieta me deixou saudável de verdade", disse a atriz. O segredo é balancear o cardápio com 60% de alimentos básicos e 40% de ácidos. A seguir, o programa elaborado pela nutricionista Patrícia Davidson. Seguindo-o por 15 dias, dá para eliminar até 4 kg!
Destaque da Matéria
A acidez do alimento não depende
do sabor, mas do seu efeito após
a digestão
Foto: Getty Images

"O ideal é que o empenho em manter o nível de acidez sob controle torne-se um hábito alimentar e não somente uma dieta seguida por um curto período", indica Patrícia Davidson. Além do cardápio equilibrado, recomenda-se largar o cigarro, evitar bebidas alcoólicas e controlar o estresse (todos hábitos "ácidos"). comece, conhecendo a lista de alimentos ácidos e básicos...

Os mais ácidos

- Café
- Bebidas alcoólicas
- Sal
- Açúcar
- Carnes
- Peixes
- Queijos (mesmo o branco)
- Leite
- Iogurte
- Farinha
- Pães
- Bolos
- Biscoitos
- Milho
- Trigo
- Ovo
- Doces em geral
- Refrigerantes
- Nozes
- Cereais refinados

Os mais básicos

Cereais matinais são básicos, mas opte pelos sem açúcar
Foto: Getty Images
- Lentilha
- Brócolis
- Lima
- Melão
- Abacaxi
- Nectarina
- Couve
- Alho
- Chá verde
- Brotos
- Semente de abóbora
- Castanha de caju
- Maçã
- Uva
- Espinafre
- Cereais integrais

No comments:

Post a Comment